terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dr. Zenildo faz parte das primeiras famílias que habitaram o município de Carnaubais a partir das Oficinas

Resultado de imagem para foto do ex-prefeito zenildo batista de souza e seu filho maoel batista
Pesquisando sobre a nossa história  podemos constatar que a nossa colonização se deu do Norte para o Sul em nosso Vale do Açu, procurando acompanhar a história de nossa ocupação da nossa Região, partindo da antiga Ilha de Manoel Gonçalves (hoje Macau), podemos afirmar historicamente o registro das comunidades mais antigas,  as comunidades de Cacimba dos Vianas, onde se deu a mais antiga e prospera fazenda de gado e Oficinas, onde aconteceu a industrialização da carne de charque no Rio Grande dom Norte. O Registro mais antigo que tenho conhecimento registra-se de 1739, Dona Mariana Rocha Bezerra solicitava terras correndo das Cacimbas dos Vianas para a Ponta do Mel. 

O ex-prefeito por duas vezes de Carnaubais, Dr. Zenildo Batista de Sousa, filho do ex-vereador por três vezes representante das Oficinas, Manoel Batista de Sousa, avô do ex-vereador Manoel Batista de Sousa  Neto, é uma família descendente direto do Sr. José Álvaro Lessa, proprietário de terras no nosso Vale na comunidade citada e registrado. Onde a história registra desde inventário de propriedades e até registros de casamentos com os descendentes Lessa, como batismo das gêmeas Cosma e Damiana Lessa, em 1843, filhas de Maria Alves Lessa. Toda essa história está registrado no livro A Ilha de Manoel Gonçalves, de autoria do historiador  João Felipe da Trindade.

Sendo assim, Dr. Zenildo Batista de Sousa, faz parte de uma das primeiras famílias que habitaram o município de Carnaubais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário