sábado, 5 de agosto de 2017

OPINIÃO: E o Museu Zulmira Bezerra de Siqueira?

Resultado de imagem para foto de luizinho cavalcante ex-prefeito de carnaubais
Confesso que de todas as matérias publicadas pelo vereador Nicolau Cavalcante - PCdoB, com seu importante trabalho de mostrar o nosso município através da TV popular, a matéria do Museu me deixou bastante emocionado. Pois foi na rua da palha, periferia da pequena cidade antiga de Carnaubais que nasci. Foi na capela de Santa Luzia que o padre Américo Simote me batizou, tendo como padrinhos: Francisco Marques e Dona Lucas, lá fiz a primeira comunhão com o padre Canindé. Foi no campo de futebol de Vitória, que jogamos memoráveis partidas de futebol. Foi no banco da praça Manoel Pessoa Montenegro, que beijei a minha primeira namorada e hoje esposa. O grupo rural me acolheu para estudar do 1º ao 5º ano primário, pelas  pequenas ruas que desfilei nos memoráveis  desfiles de 7 de setembro.

E as festas de Santa Luzia? Os banhos de rio de águas claras e puras? A feira do mercado que ia até o meio dia,  eu vendendo os meus confeitos e dindins. Já mais  poderia  esquecer e reviver essa história.

Eleito prefeito, tentei reconstruir essa história de uma cidade arrasada pela cheia de 1974. Refizemos a capela que estava com o teto afundado. Reconstruímos as casas, refizemos o calçamento que tinham arrancado as pedras para aplicarem na Cidade Nova. Reconstruímos a praça Manoel Pessoa Montenegro, construída ainda pelo ex-prefeito do Assú, Costa Leitão. O Grupo Rural em ruínas, demos vida e transformamos em Museu. Trouxemos uma especialista da UFRN em museu e  antropólogos, para deixarmos o Museu Municipal funcionando, que escolhemos com muito critério o nome da primeira diretora da Escola Municipal Abel  Alberto da Fonseca, a primeira Secretária de Educação, a primeira Vereadora, Zulmira Bezerra de Siqueira, para homenageá-la. No dia 11 de setembro de 2001, dávamos por inaugurado esse complexo de obra histórica, patrimônio do povo carnaubaense.

Olhando o vidio, observo o ilustre profº Carlos Augusto, ex-diretor do Alcides, ex-secretário de Cultura do nosso município em nosso mandato. Triste, sem vida, respondendo por um Museu que se transformou infelizmente em um depósito da nossa história, sem vida e sem brilho. Para um legitimo filho de Carnaubais, me senti ofendido com o descaso da atual  administração para com a preservação da nossa cultura.
Resultado de imagem para foto da cidade histórica de carnaubais
Resultado de imagem para foto do museu zulmira bezerra de siqueira em carnaubais

Nenhum comentário:

Postar um comentário